sexta-feira, 16 de abril de 2010

5ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a 5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente busca incentivar a produção de trabalhos que reflitam sobre questões e problemas da saúde e do meio ambiente.
Diferente de outras competições, a olimpíada promovida pela Fiocruz e pela Abrasco não enfatiza provas ou testes. Voltada para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o evento incentiva os participantes a construírem conhecimentos e a refletirem de forma crítica e criativa sobre questões e problemas relacionados à saúde e ao meio ambiente. O importante é que os projetos sejam criativos e inéditos.
Em sua quinta edição, a olimpíada ganhou uma nova modalidade, "Produção Audiovisual", na qual são aceitos trabalhos coletivos na linguagem audiovisual.
Nessa categoria, os materiais devem ser inscritos em uma das seguintes submodalidades: Multimídia (slides sonorizados e animação), Cinema (documentário e ficção) ou Vídeo (videoarte, programa de entrevistas, spot de propaganda, videorreportagem e videoclipe). Os projetos devem ter a duração máxima de 10 minutos. Os formatos de captação aceitos são: celulares, fotográficas digitais e mini-dv.
A competição conta ainda com as modalidades "Elaboração de Textos" e "Projeto de Ciências". Na primeira, serão aceitos trabalhos individuais ou coletivos que explorem as diversas formas ou estilos literários, como contos, composições livres, redações, poemas, crônicas, novelas, reportagens jornalísticas impressas, paródias, cordel etc. O texto deve ter no máximo 10 páginas e é desejável que seja acompanhado por imagem, como quadrinhos, pinturas, pop art, colagens, fotografias e xilogravura.
A última categoria, "Projetos de Ciências", aceita projetos de pesquisa científica que integram grupos de alunos, turma ou esc ola. Nessa modalidade, podem ser apresentadas propostas diversas, incluindo experimentos científicos destinados à verificação de fenômenos naturais ligados ao tema saúde e/ou meio ambiente. A apresentação da metodologia utilizada pela equipe escolar é fundamental. Não há limite definido de páginas, contudo, é obrigatória a remessa de outras formas de registro não escritas, como fotografias, gráficos, vídeos, cd-rom etc.


Informações: Professor Edvaldo Alves

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